Ortodontia

Home / Ortodontia

Ortodontia

Em 1899 o Dr. EDWARD HARTLEY ANGLE, norte-americano considerado o pai da Ortodontia moderna,  desenvolveu um sistema de classificação para os diversos tipos de maloclusões dentárias humanas, utilizado universalmente até hoje. Dentre várias invenções, ele ainda criou protótipos de aparelhos fixos que passaram por inúmeras melhorias e modificações até chegarmos aos moderníssimos aparelhos de última geração que utilizamos no nosso dia a dia. A corrida espacial norte-americana trouxe uma série de novas ligas metálicas inicialmente produzidas exclusivamente para a NASA na construção de peças para foguetes. Muitas dessas ligas metálicas foram disponibilizadas para Odontol ogia, entre elas destacamos o Níquel-Titânio, amplamente utilizado em Ortodontia no mundo todo através dos aparelhos fixos pré-ajustados ou Straight-Wire . Os fios de Níquel-Titânio revolucionaram a mecânica dos aparelhos fixos introduzindo um conceito de forças leves e contínuas para movimentar os dentes, suavizando muito o temido “dia de apertar o aparelho”. Mas isso foi apenas o começo de uma nova era!

A busca incansável para diminuir o tempo do tratamento, proporcionar o máximo de conforto para o paciente e um período mais espaçado entre as consultas de ajustes dos aparelhos levou a mais uma revolução tecnológica na Ortodontia: o aparelho Auto-Ligado. Em 1996 Dr. Dwight Damon(USA) lançou o sistema DAMON de brackets auto-ligados passivos, seguido Dr. John Voudouris (Canada) que em 2000 desenvolveu um sistema de brackets auto-ligados interativos: o IN-Ovation, que utiliza as prescrições do Dr. ROTH. Ambos sistemas auto-ligados dispensavam o uso das ligaduras metálicas ou elásticas (borrachinhas coloridas) que tanto provocam atrito e prolongam o tempo de tratamento!

Por apresentarem baixíssimo atrito, foi necessário desenvolver uma série de novos fios especiais super-elásticos e termo-ativados recobertos de cobre para diminuir ainda mais o atrito da relação bracket/arco ortodôntico. Esses fios Copper Ni-Ti ou Sentalloy num aparelho auto-ligado liberam forças tão baixas, muito mais confortáveis e mais bio-compatíveis para o paciente, que são capazes de induzir a neoformação óssea alveolar, expandindo o perímetro das arcadas dentárias, mesmo em pacientes adultos, diminuindo muito a necessidade de extrações por falta de espaço nos tratamentos atuais. Extrações dentárias ainda são indicadas em alguns casos como um recurso t&e acute;cnico, cujo objetivo é harmonizar a face e o perfil do paciente!

Após vários cursos e muitas pesquisas na literatura científica, em 2007 Dr. Walter Camara Lins iniciou a prática clínica com aparelhos auto-ligados em Recife. Seus resultados clínicos foram tão promissores, com os relatos de conforto dos pacientes em retratamento que já haviam experimentado tratamento prévio com aparelhos convencionais além dos tempos de tratamentos serem realmente menores, que decidiu adotar as técnicas de Auto-ligado como sua primeira escolha em seus tratamentos. Já em meados de 2010, todos os aparelhos fixos montados em nosso consultório já eram de sistemas auto-ligados; Dr. Walter tornou-se uma referência neste tipo de técnica ortodôntica no Nordeste do Brasil, ministrando treinamentos HANDS-ON, cursos e palestras sobre o tema no Brasil e exterior.

Atualmente mais de 60% dos ortodontistas americanos e canadenses utilizam sistemas de brackets auto-ligados em seus tratamentos! Não faz sentido oferecer outra opção de tratamento a não ser aquela que acreditamos ser a melhor em todos os sentidos para o paciente! É difícil abandonar as técnicas mais antigas, mas esse é o preço do progresso da ciência para poder beneficiar os novos pacientes! Nos últimos 100 anos de evolução da Ortodontia, o nosso paciente tornou-se  merecidamente o grande privilegiado. Os aparelhos atuais são mais bonitos e discretos, muito mais confortáveis e fáceis de higienizar, diminuindo muito os riscos de cáries. Os tratamentos também ficaram muito mais rápidos  e acessíveis.

Tipos de Ortodontia

Crianças

A Sociedade Americana de Ortodontia a AAO-American Association of Orthodontists recomenda que todas as crianças entre os 6 e 7 anos de idade realizem a sua primeira consulta a um Ortodontista. Não significa colocar aparelhos, e sim, examinar a cronologia de erupção dos dentes permanentes e observar outros fatores correlatos como: respiração, deglutição e fala, que podem levar a problemas ortodônticos no futuro. A prevenção é sempre mais rápida e barata!

Jovens

Da pré-adolescência até atingir a maioridade, talvez seja a época de maior procura de tratamentos ortodônticos, afinal todos querem passar por essa fase da vida já com um belo sorriso! Problemas na dentição e na aparência facial, podem levar esses jovens ao Bullying na escola e a desenvolver um comportamento introspectivo com baixa autoestima. Tudo isso pode e deve ser evitado através do tratamento ortodôntico durante essa fase tão importante na formação do caráter das pessoas!

Adultos

Hoje é cada vez maior o número de pacientes adultos que procuram tratamentos ortodônticos. A evolução das técnicas e as opções de aparelhos estéticos empolgam aqueles que precisam do tratamento na fase adulta! Hoje os tratamentos são mais rápidos, confortáveis e podem ser muito discretos! Cuidados com a aparência elevam a autoestima! Buscar e conseguir um belo sorriso em harmonia com a face representa uma grande conquista na vida das pessoas, em qualquer idade!