Retratamentos

Home / Retratamentos

Retratamentos

O termo retratamento significa refazer algum determinado tratamento. É muito comum o retratamento em várias áreas da Odontologia. Se uma restauração dentária vem a cair ou necessita ser refeita por razões estéticas pois mudou de cor com passar do tempo, está indicado o retratamento. Muitos tratamentos de canal precisam ser refeitos por problemas técnicos durante a execução. Apesar da Ortodontia realizar tratamentos por períodos mais longos, o retratamento é relativamente comum.

Atualmente cerca de 60% dos pacientes que procuram o nosso consultório vem em busca de retratamentos ortodônticos, pois já realizaram tratamentos com outros profissionais, não ficaram satisfeitos com os resultados e vêm em busca de uma segunda opinião. Alguns pacientes vem para pequenos retoques, outros não passaram corretamente pela fase de contenção pós-tratamento e o problema voltou. Mas a razão mais comum, é que tinham uma expectativa inicial maior do tratamento que o resultado final obtido, e isso é frustrante!

Mesmo com toda alta tecnologia envolvida na Ortodontia atual, os aparelhos apesar de parecidos, ainda passam por um processo de montagem e manutenções bastante peculiares e artesanais, onde os conhecimentos e a mão de quem trata produz resultados clínicos bastante diferentes.

Quando um paciente busca o retratamento ortodôntico é porque está insatisfeito! A grande maioria dos pacientes que vem passar por um retratamento conosco, não reclamam do dinheiro que gastaram com o tratamento prévio, mas do tempo que perderam. Tempo não se recupera! Tempo é vida, e um consultório odontológico não é o local mais legal do mundo para passar seu tempo livre refazendo um tratamento.

Quando avaliamos o paciente para um retratamento temos que ser objetivos e planejar algo novo que realmente vá impactar positivamente o sorriso, a face e a vida de alguém! Não cabe a nós julgar o tratamento anterior, pois não sabemos as condições técnicas em que o referido tratamento foi realizado, cabe a nós buscarmos uma perspectiva futura melhor para o paciente!

“Posso não ter sido o primeiro Ortodontista na sua vida, mas trabalharei tentado ser o último!” (Walter Camara Lins)

Mais Informações